Equipamentos para Acampar

Descansar, respirar um ar mais puro e sentir a paz que a natureza trás é a melhor coisa a se fazer quando precisamos nos desconectar do centro caótico, sair do cotidiano, quebrar os paradigmas e sentir um pouco de calmaria. Acampar é a melhor solução, não é mesmo? Saiba que pode trazer muitos benefícios para sua saúde física e mental. Essa é uma atividade bem praticada por muitos que gostam de ter um contato mais intenso com a natureza e com seu ‘Eu’ aventureiro. Para que essa experiência seja ainda mais incrível, é preciso se atentar ao o que levar, e aos cuidados que deve tomar. O principal está relacionado aos equipamentos para acampar, pois eles fazem toda diferença quando o assunto é CONFORTO e SEGURANÇA em ambientes exóticos.

 

Equipamentos para Acampar

 

A Equipe Thabel resolveu fazer esse artigo especialmente para você que é um esportista de primeira viagem. Nós preparamos uma lista de equipamentos para acampar, para que suas aventuras tenham segurança e conforto, que são dois fatores fundamentais.

 

Quais Equipamentos para Acampar são Fundamentais?

1. Barraca

A Barraca é um dos itens principais quando o assunto é conforto em sua aventura. Por isso,é necessário ter uma atenção especial na hora de escolher qual modelo você vai levar para sua viagem. A escolha da barraca ideal varia conforme o lugar e o tipo de acampamento que você irá fazer. Falando de uma forma geral, a barraca ideal deve ser impermeável a água das chuvas e com emendas bem-feitas, que não juntem água nas suas costuras. Elas também precisam ter entradas de ar e toldos ou tetos bem forrados, para proteger do calor excessivo.

Caso você queira fazer um mochilão ou escolher um lugar que contém trilhas longas que exigem muito do condicionamento físico, o ideal seria que você escolhe-se uma barraca de pouco peso e que fosse fácil para carregar, como a Barraca Azteq Nepal

Falando um pouco sobre o tamanho da barraca, é fundamental pensar em quantidade de pessoas, afinal, depois de um dia cansativo de trilha, o conforto na hora de dormir é essencial. Nesse caso, a Barraca Camping Trilhas e Rumos Super Esquilo é ideal à você!

Outro fator importante, é se atentar ao terreno onde irá montar sua barraca. O local deve ser plano e sem objetos (pedaços de pau, árvores cortantes, buracos) que ofereçam riscos de danificar sua estrutura e seu material.

 

2. Saco de dormir

O camping costuma envolver atividades ligada a natureza, como trilhas, arvorismo, montanhismo e muito mais, tudo que venha consumir sua energia. Por isso, é importante ter uma boa noite de sono, antes e depois de praticar tais atividades.

O saco de dormir é um dos itens mais práticos para carregar dentro de sua mochila, além de ser leve, ele protege contra temperaturas baixas (principalmente durante a noite). A maioria dos sacos tem um zíper que pode ser totalmente fechado, o que ajuda evitar a entrada de insetos.

 

3. Mochila

A mochila é outro item importante dessa lista, ela precisa ser confortável e ter espaço suficiente para levar tudo que você precisa. Desta forma, você não vai se preocupar em não deixar nada para fora, pois a mochila está cheia demais.

Não sabe o que levar dentro da mochila? Confira o check-list abaixo para não esquecer de nada:

  • Barraca;
  • Saco de dormir;
  • Lanterna;
  • Lanches;
  • Bússola;
  • Canivete;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Produto de higiene;
  • Fogareiro;
  • Repelente;
  • Muda de roupa etc.

Existe uma enorme variação de mochila disponível no mercado, desde pequenas, para trilhas curtas, e até as cargueiras, que comportam mais itens e são ideais para quem vai passar vários dias se aventurando pelo mundo!

 

4. Fogareiro

O fogareiro é um item bem importante para ter na mochila, pois ele permite aquecer as bebidas e cozinhar oss alimentos durante o período de acampamento. Ele deve ser escolhido levando-se em conta fatores como tamanho e funcionalidade.

Além do fogareiro, não podemos esquecer do combustível (um botijão de gás pequeno e um isqueiro).

 

5. Lanterna

A Lanterna sem dúvidas é um dos principais itens, devendo sempre está presente em uma mochila de acampamento. Ela vai te ajudar a iluminar todos os caminhos por onde passar e identificar possíveis perigos.

Uma outra opção que também podemos indicar é a HEADLAMP (abajur de cabeça). É uma lanterna pequena que fica presa a um elástico posto em volta da cabeça. Ela traz a vantagem de deixar suas mãos livres, e consegue oferecer uma boa quantidade de iluminação. Como por exemplo a Lanterna de Cabeça Invictus Cave T6

DICA IMPORTANTE: Antes de colocar sua lanterna na mochila, verifique as pilhas!! Caso você seja uma daquelas pessoas que mesmo verificando as pilhas gosta de se prevenir, leve mais algumas na mochila.

 

6. Repelente e Protetor solar

O Repelente é essencial, pois ambientes natural tendem a ter muitos insetos (principalmente durante a noite e ao pôr do sol). As picadas de mosquitos além de coçar pode estragar toda a diversão. O Protetor Solar vai  proteger contra a exposição ao sol, pois você estará mais vulnerável aos raios UVA, tendo mais chances de sofrer queimaduras ou insolações.

 

7. Cantil ou Garrafa térmica

O Cantil e a Garrafa térmica são importantes para trilhas, mantendo você sempre hidratado! Não seja negligente com sua saúde. Além da água, é essencial o consumo de energéticos, que contém sódio e potássio.

Por isso, você deve levar consigo um Cantil ou uma Garrafa Térmica, esses utensílios permitem que sua bebida seja transportada para onde você for, mantem a água fresca ou seu café aquecido por mais tempo.

 

8. Canivete

O canivete é tão importante quanto uma barraca ou uma lanterna. Todos os guias mencionam esse item sendo bastante significativo. Existem muitos modelos de canivetes para acampamentos, esse acessório vai te ajudar a abrir latas, cortar alimentos, acender fogueiras, e outras situações de emergência.

 

9. Kit de primeiros socorros

Precisamos ficar atentos aos ambientes onde somos mais expostos, porque as chances de apresentar um mal-estar ou acabar se machucando aumenta. Por isso é fundamental quando estiver fazendo sua mochila, não esquecer de colocar seu kit de primeiros socorros. Nele você pode incluir:

  • Medicamentos (analgésicos, antitérmicos, antialérgicos);
  • Algodão;
  • Gaze;
  • Curativo;
  • Soro;

Mais importante que carregar o kit de primeiros socorros, é saber qual o procedimento você irá usar em caso de emergência, mesmo que seja o básico.

Antes de sair para se aventurar pesquise sobre o tempo, as condições do ambiente e fique atento às previsões de chuva!

A partir daí é possível montar sua mochila com todos esses equipamentos para acampar, isso evita que você se esqueça de algum acessório e que possa comprometer sua experiência. Não esqueça de se preparar com antecedência. Os equipamentos para acampar são fundamentais nesse processo.

Quer conhecer mais sobre os produtos? Entre em contato conosco e conheça os melhores acessórios para acampamento no mercado!

Sobre a loja

Os melhores aventureiros merecem os melhores produtos, e na ThaBel você encontra tudo para a sua aventura! Somos revendedores autorizados de grandes marcas como: Azteq, Bélica, Camelbak, Deuter, Guartelá, Hard Aventure, Invictus, Nautika, Sea to Summit, Snake, Solo, Trilhas e Rumos, Vento, Victorinox, Wenger entre outras marcas.

Social
Pague com
  • Mercado Pago
Selos

THABEL - ESPORTE E LAZER - CNPJ: 32.277.876/0001-76 © Todos os direitos reservados. 2019